The Manager Brasil English


Este é o melhor jogo de técnico de futebol já disponível para qualquer plataforma no mundo, e continua sendo o melhor e muito bom de se jogar até os dias de hoje apesar dos gráficos antigos.



O jogo original tinha 4 divisões inteiras inglesas mais todos os campeonatos europeus com times de toda europa, o que já era muito bom de se jogar, mas eu sempre quis um jogo como este para jogar com times brasileiros, e esta foi minha principal idéia ao fazer este MOD.

Então como converter um jogo basedo na Inglaterra/Europa para um baseado no Brasil/América do Sul? Pra minha sorte ambas estruturas são muito similares, e eu só tive que adaptá-las de uma maneiras inteligente, veja aqui uma tabela com o original e o que se tornou na minha versão.

Convertion Table
Inglaterra/Europa Brasil/América do Sul
English Championship (4 Divisões) Brasileiro (4 Divisões)
FA CUP Copa do Brasil
European Champions Cup Super Copa
Cup Winner's Cup Libertadores
UEFA Cup Conmebol

Com a idéia principal, vamos começar o trabalho...



Meu primeiro desafio foi codificar tudo em hexadecimal já que não havia nenhuma ferramenta para se fazer um MOD nesta época, mas como já fazia isso desde o MSX, não foi tão difícil para mim. Mas meu maior trabalho foi mesmo na área de pesquisa, apesar de que minha primeira pesquisa feita para fazer o Sensible Soccer PLUS foi o ponto de partida para fazer este MOD, mas eu iria precisar de muitos mais times brasileiros, mas a boa notícia é que não precisaria mais de saber os uniformes.

Bem, primeiro eu tive que converter para times brasileiros todas as 4 divisões inglesas com 20 times cada e mais 4 outros times que iniciavam sem divisão com seus respectivos jogadores. Isso significa 84 times com mais de 2500 jogadores no total.



Ok, agora eu já tinha muito trabalho mas ainda não era tudo, eu iria precisar de times de toda a América do Sul para substituir todos os times da Europa, para então poder ter os campeonatos Sulamericanos funcionando. Agora eu vou ter muito mais trabalho para fazer, e em 1994 a internet não era disponível além do uso restrito em universidades, e era muito pequena no resto do mundo. E mesmo se eu tivesse este acesso, provavelmente eu não encontraria tudo que eu precisava online.

Então para se conseguir toda a informação que eu precisava foi realmente muito difícil, mas para os times estrangeiros foi realmente um inferno! No fim acabei completando os times com nomes inventados por que era impossível conseguir informações sobre por exemplo o segundo time de um time da segunda divisão do Peru. Pelo menos todos os nomes dos times ficaram 100% corretos.



Me lembro que eu acompanhava os jornais e gols na TV, e quando um time desconhecido aparecia eu anotava tudo que conseguia dele num papel para depois adicionar no jogo, isso foi um processo longo e demorado que levei meses para terminar. Um problema que me fez perder muito tempo foi a falta de times. Na europa temos muitos mais países que na américa do sul, então nós temos muito mais times lá do que aqui na américa do sul... então chegou num ponto onde eu já tinha adicionado todos os times que eu conhecia, já incluído os piores times que já tinha visto na minha vida, e ainda assim estavam faltando times.

Então eu não tive outra escolha a não ser começar a adicionar times Mexicanos no jogo. Engraçado que muitos anos depois os times Mexicanos também começaram a participar destes campeonatos.



O resultado foi muito bom e divertido de se jogar. Todas as imagens que você vê aqui são de um saved game que eu joguei com o Flamengo começando na 4a Divisão brasileira, e agora eu estou liderando a 1a Divisão e jogando minha 13a Temporada. É realmente um jogo incrível!

Download
The Manager Brasil

Apenas descompacte em uma past e execute o arquivo DISC1.EXE e responda Y (sim) para todas as perguntas. Agora faça o mesmo com o arquivo DISC2.EXE e todo o jogo estará instalado.

Rode o BRA.EXE para jogar com o meu MOD Brasileiro, ou BMP.EXE para jogar a versão original.

Se você não conseguir rodá-lo no Windows, ou se estiver travando toda hora, tente o DOSBox, um ótimo emulador de DOS.